Para o terceiro artigo da nossa série de apresentação de outros projetos de parceiros da Sacree, decidimos apresentar-lhe o projeto SISAAP, Sport for Increasing Socialisation and Abilities of Autistic People. Cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, o SISAAP tem como objetivo promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades através do desporto, com especial incidência nas perturbações do espetro do autismo (PEA).
O nosso parceiro SUZAH está a participar neste projeto com :
- A Federazione Trentina della Cooperazione, coordenadora do projeto (Itália)
- A associação Autismo Sevilla (Espanha)
- A Fundação Escola Andaluza de Economia Social e Nuove Rotte (Espanha)
- A associação Nuove Rotte (Itália)
A parceria trabalhou para criar um guia que visa compreender as principais áreas e factores a considerar ao conceber e lançar iniciativas desportivas sustentáveis para pessoas com autismo.
Aqui está um resumo do projeto em imagens:
O SISAAP é uma fonte de conhecimento muito relevante para o nosso projeto Sacree. Estes dois projetos têm uma série de semelhanças, nomeadamente o mesmo objetivo final: promover a inclusão social das pessoas com autismo através do desporto.
Para construir o programa e o guia Sacree, estamos, portanto, a basear-nos nos resultados deste projeto e, por exemplo, nas suas 10 dicas e recomendações a ter em conta quando se trabalha com uma pessoa autista.
1. Seja previsível: Planeie e organize as atividades com a maior antecedência possível e informe os participantes sobre o que vão fazer; estruture a atividade de modo a que seja previsível e consistente ao longo da aula.
2. Organizar e estruturar o tempo: Planear o horário da atividade e marcar o tempo em conformidade com a aula ou tarefa específica.
3. Organizar e estruturar o contexto: Ter um espaço e um local de trabalho organizados, com o mínimo de distrações possível.
4. Clareza de papéis: Cada um precisa de saber qual é o seu papel e quais são os papéis dos outros.
5. Clareza das instruções: Assegurar que as instruções são compreendidas; comunicar através de imagens, utilizar guias visuais.
6. Ajuda na interação social: esteja preparado para explicar as interacções e os comportamentos sociais e a melhor forma de comunicar uns com os outros.
7. Respeitar as regras de segurança e o equipamento: Se alguém se magoar, ninguém pode usufruir da atividade, pelo que as medidas de segurança devem ser explicadas e respeitadas; Se o equipamento se partir, ninguém mais pode fazer a atividade, pelo que deve ser respeitado e cuidado.
e cuidar dele.
8. Cuide da sua equipa: Um bom programa ou uma atividade bem sucedida requer uma equipa coordenada, que saiba comunicar e esteja aberta à melhoria regular do seu trabalho.
9. Aprenda com os outros: Tente encontrar outros profissionais entusiastas ou pessoas experientes à nossa volta na sua comunidade e pergunte-lhes o que pensam. É fácil perder algumas boas ideias quando se está tão concentrado no seu trabalho quotidiano.
10. Não seja demasiado duro consigo próprio: qualquer novo começo é difícil, mesmo que seja apenas a extensão de um programa; dê um passo de cada vez e concentre-se em melhorar o seu desempenho.
Para ler o guia do SISAAP, clique aqui
Para ver um vídeo do projeto, clique aqui